quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Viagem pelo Tâmega.

No passado dia 22 de Novembro, adivinhando uma "secante" tarde sem fazer nadinha, meti os pés ao caminho e fui fazer uma pequena viagem pelos cantinhos deste Portugal:

Fui percorrer de comboio parte da Linha do Douro e a Linha do Tâmega.

Uma viagem fascinante, que começou na estação de São Bento, Porto e terminou em Amarante por entre paisagens exuberantes que mostraram toda a beleza da Criação da Natureza.
Um dos motivos que me levou a fazer este passeiozito foram os sucessivos encerramentos de vias férreas belíssimas e o recente acidente na Linha do Tua, que reabriu a tão badalada questão da rentabilidade das férrovias.

A Linha do Tâmega parte da estação da Livração (Linha do Douro) e segue um traçado sinuoso pelo Vale do Tâmega. Tinha o seu términus em Arco de Baúlhe. Ainda se pensou em ligá-la a Chaves, o que não aconteceu. Hoje o percurso fica limitado a Amarante, até onde fui, numa moderna automotora, que tremia por todos os lados, em cima daqueles velhos carris que choravam pelo vapor!!!

Não podia deixar de colocar uma foto que tirei à automotora que me proporcionou um agradável passeio!!!

Uma viagem a não perder!!!

1 comentário:

Ssol disse...

Pena que não se invista nos comboios....para quê usar o comboio de demora o dobro do tempo e é mais caro? Já vim uma vez da Régua e demorei mais de 3h a fazer o percurso de comboio. Enfim...pode ser que um dia os nossos governantes se lembrem deste tão conformtável meio de transporte.