domingo, 4 de março de 2007

Aulinha de História!!!

Não sei se alguém já reparou, mas no meu perfil eu digo que a minha cidade é Viana da Foz do Lima. Qualquer pessoa ficará admirada com isto e muito provavelmente questionará: Porque carga de água não é Viana do Castelo? Ao que eu respondo: este nome não se relaciona muito bem com a cidade dado que nela não existe qualquer castelo!!! Mas então porquê Viana da Foz do Lima? Se calhar esta é mais uma das minhas manias de tentar preservar as tradições!!!
Ora bem, por isso vou tentar explicar o nome de Vianna da Foz do Lima (com dois nn como nos bons velhos tempos de Portugal). Nos longínquos anos do reinado de El Rey Dom Afonso III, mais propriamente em 18 de Junho de 1258, foi concedido o foral a uma pequena póvoa que começava a aparecer no lugar denominado de Adro, ou melhor, paróquia de São Salvador do Adro, cuja Igreja Paroquial era a Igreja das Almas.
O rei D. Afonso III por sua própria vontade referiu no foral para atribuírem o nome de Viana a essa localidade. Assim foi feito!!!
No entanto, para não se confundir esta vila com outra do mesmo nome localizada no Alentejo passou a ser conhecida como Viana da Foz do Lima.
Precisamente 589 anos mais tarde, em 1847, a rainha Dona Maria II agradecendo à Vila de Viana da Foz do Lima a lealdade que mostrou para com ela, durante a Guerra da Patuleia, ascendeu-a à categoria de ciadade e mudou-lhe o nome para Viana do Castelo.
Conclusão: não tenho nada contra o nome de Viana do Castelo, no entanto acho que não foi uma escolha feliz pela razão que já referi. Por isso gosto muito mais o nome de Viana da Foz do Lima, que eu acho que apresenta uma maior sonordade e uma maior beleza e elegância, que melhor transmite a magnificência e explendor desta cidade!!!

4 comentários:

Nuxca disse...

Bem as coisas que tu sabes!!!! Fascinante! Acho qu vou ser uma visitante assídua do teu blog! Lol. Beijao grande

bernardino disse...

mas o que ele sabe...sobre Viana do Castelo...mais do que eu...que como é óbvio não sou de lá...

muitos parabéns pelo blog...agora só tens de o tornar ligeiramente menos pesado...

um abraço

Nuno José Loureiro disse...

Apoiado! Ainda bem que encontro alguém esclarecido sobre a verdadeira Toponímia da nossa querida e bela cidade. Apesar de ser apartidário, lembro-me da grande polémica que o Branco Morais quando era presidente da Câmara, instalou ao querer repôr o nome de Viana da Foz do Lima. Facto que deu para demonstrar que mesmo as pessoas que lá vivem há anos, não sabem a verdadeira história da nossa "Princesa".

Abraços

Anónimo disse...

A minha alma está pasmada de ver tanta sabedoria...